terça-feira, 28 de julho de 2009

Democracia dos Negócios

Incluir o cliente como figura central de qualquer iniciativa de marketing, significa estabelecer com ele um diálogo contínuo e entender seu comportamento prestando atenção em suas atitudes nas ruas, bares, trabalho, exposições, redes sociais e, especialmente usando um produto ou serviço, com o objetivo de oferecer soluções que, de fato, melhorem suas vidas.

Estas atitudes, quando institucionalizadas, se refletem em uma democracia dos negócios, que antende tanto os interesses econômicos dos acionistas, quanto da sociedade. Dessa forma, cria-se um ambiente mais interessante para as empresas, que lucram com a oferta de produtos e serviços alinhada com as necessidades e desejos das pessoas e com a valorização da sua marca; e para os clientes, que realizam suas compras com base na confiança e no relacionamento estabelecido com a empresa.

Repare quantas vezes sua empresa observou as pessoas usando os serviços oferecidos por ela ou se alguma vez os usuários foram incluídos no processo de pesquisa de um novo produto.

De um modo geral, as pessoas valorizam cada vez mais as marcas que se relacionam com seus clientes e devolvem para a sociedade parte dos lucros obtidos, essa reflexão aponta para a importância de um modelo de negócio sustentável, onde cada iniciativa precisa gerar valor para a marca, para seus clientes e para a sociedade.

5 comentários:

  1. O quanto as marcas estão preparadas para serem transparentes? O quanto os acionistas estao dispostos para abrir mao dos lucros para atender demandas? Será que a customizacao e o poder do usário no mundo digital chegará a abalar as empresas de cimento e tijolos?

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  2. Acredito que a questão é menos sobre o regime de governança empresarial e mais sobre a transparência, como o Pablo menciona. É aí que o assunto descamba mais para a raiz da questão, visto que ser transparente é um valor que deveria ser um enunciado da empresa na famosa seção "Missão, visão e valores". Indo um pouco mais a fundo, os valores são princípios éticos e morais que são inerentemente pessoais. São os empreendedores, os sócios das empresas, que precisam compartilhar estes valores nas suas vidas e inseri-los em suas empresas a fim de criar uma cultura organizacional baseada em princípios como a transparência, honestidade e afins. Sendo assim, estes enunciados deixam de ser somente palavras e tomam forma em atitudes em todos os níveis. Uma empresa assim estaria pronta para tratar com transparência desde os próprios estagiários até seu cliente mais importante, por exemplo. Estamos falando de convicções pessoais transformadas em cultura organizacional, gerando valor para a marca, democratização da participação, retorno social e enfim proporcionando a sustentabilidade.

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  3. Fala Pablo,

    Ótimas questões levantadas. Soma-se também o fato de que em empresas grandes, com milhares de clientes espalhados demograficamente, realmente há um enorme desafio em conhecer clientes e interagir com eles.


    Fernando,

    Concordo 100% com você, os famosos "Missão, Visão e Valores" dweveriam sempre estar estampados e evidentes para todos os funcionários da empresa. É através dessas informações que as pessoas podem perceber se estão alinhadas ou não com os valores empresariais.

    Abraços,

    Até o próximo post!

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  4. Nao concordo com 100% de transparencia. Pq produtos nao tem o custo baseado em soma de materia prima + Custo de pessoas + Impostos. Existe sim um valor que é o dado pela sociedade. Entao nao pode haver transparencia nos preços.
    Uma empresa deve ter liberdade de fazer seu mercado e fazer sua politica de valores baseada em fatores culturais e nao no preto no branco.

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  5. Fala Pablo... temos que alinhar uma coisa pra concordarmos: o conceito de transparência que expus. Vejo ela como atributo ético e portanto mais subjetivo, como os próprios valores que os consumidores atribuem aos serviços e produtos que vão além da equação matéria prima + custo + impostos, como bem você mencionou. Por isto concordo plenamente contigo. Ter uma postura transparente não quer dizer que a vida é um livro aberto ou fazer uma devassa sobre todos o negócio de uma empresa, o chamado preto no branco. No meu entender, transparência no negócio é um assunto tão complexo quanto importante, mas fundamentado sempre em explicitar os princípios, missão e visão da empresa e ser coerente com eles. Segue um link muito legal sobre o tema:
    http://www.latec.uff.br/transparencia/index.pt-br.php
    Grande abraço

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