segunda-feira, 13 de julho de 2009

Aos 4Ps, acrescente o "I"

Em alguns departamentos de marketing tradicionais há uma certa resistência sobre a possibilidade de utilizar modelos de análises e pesquisas que valorizem principalmente a observação e o diálogo contínuo com os clientes.

No entanto, observo que o clichê "foco no cliente" continua em voga nas escolas de marketing e no dia a dia dos gerentes. Mas como pode ser instituído na prática o tão falado "foco no cliente", com as novas possibilidades de interação que o ambiente online nos oferece?


Essa pergunta nos leva naturalmente a um universo de possibilidades, porém, existem alguns fatores fundamentais que precisam ser ampliados desde já na visão do marketing tradicional, são eles:

1 - Possibilidade de obtenção rápida de
feedback sobre o uso de produtos/serviços e criação colaborativa de produtos entre empresas, clientes e fornecedores;

2 -
Atualmente os clientes sabem como é o atendimento pós venda antes mesmo de comprarem um novo produto, isto é consequencia do compartilhamento na web de informações de pessoas que já o compraram. Dessa forma, o preço passa a ter menos importância.

3 - Concorrência
global e oferta de produtos de acordo com as preferências dos usuários;

4 -
O processo de decisão de compra é fortemente influenciado pelo boca a boca. É preciso entender a dinâmica que faz consumidores ajudarem consumidores;

Os itens citados exercem uma forte pressão sobre a lucratividade das empresas e afetam diretamente o conceito tradicional dos 4Ps do mix de marketing (Produto, Preço, Ponto de venda e Promoção). Esses dois aspectos em conjunto apontam para uma necessidade iminente de revisão do modelo de marketing tradicional e consequentemente atualização de seus profissionais.

Acredito em um modelo inovador, que retirem os profissionais de marketing de sua zona de conforto e exija deles experimentação, com um pensamento além do contexto tradicional, que é baseado em análises de cenários mercadológicos que já ocorreram; como se estivessem sempre olhando pelo retrovisor, e não para frente. Resultando em longos relatórios que exigem meses de produção e inviabilizam ações rápidas e pontuais.

Proponho análises criativas, que tenham como objetivos a previsão de comportamentos futuros e recomendações de conteúdos relevantes para cada perfil de cliente; seja um novo produto, serviço ou mesmo uma dica de o que fazer em um sábado à noite.

Para isso, é necessário que haja uma visão gerencial clara da importância de utilizar a tecnologia a reboque de estudos complexos de modelagem e relacionamento de conteúdo, psicologia, filtragem colaborativa, avaliação das afinidades entre pessoas nas redes sociais, entre outras abordagens.

Sugiro, portanto, inserir ao modelo tradicional dos 4Ps, o "I" de Interatividade. Com isso, o foco no cliente será muito mais do que um clichê dos departamentos de marketing tradicionais e teremos, então, um novo modelo de marketing: O modelo dos 4ps + I.

Algumas perguntas a serem respondidas por vocês:


Qual o perfil do novo profissional de marketing para encarar esses desafios?

Que cursos de especialização são necessários?
Onde estão esses profissionais, que precisam ter conhecimento sobre pessoas e tecnologia?

Um comentário:

  1. Também acho que os 4 ps devem ser repensados.
    Nao sei a resposta, mas as novas tecnologias criam nova formas de relacionamento entre marcas e consumidores. As mesma tecnologias criam difrentes laços entre as pessoas, que hoje interagem, opinam de forma mais rapida. Os conceitos de Praça e Promoção sao complicados no mundo dos bits. Mas vejo que a simplicidade do MKT de ser uma relacionamento lucrativo para empresa e consumidor continua valido.

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