segunda-feira, 29 de junho de 2009

Novos Caminhos


Em meio à crise mundial, devemos nos perguntar frequentemente: o que está acontecendo com o emprego no mundo?

É notável a redução de oportunidades em posições tradicionais, onde as pessoas são pressionadas (e avaliadas) cada vez mais pela rapidez na execução de atividades e repetição de sucessos conseguidos no passado. Essas características remontam a era industrial - produção em massa – onde o trabalhador era visto como custo.

Empresas alinhadas com esse modelo de negócio dedicam-se a executar melhor as mesmas atividades: estão focadas na eficácia.

Acredito, no entanto, que estamos presenciando uma modificação importante no que se entende por trabalho.
As oportunidades são crescentes em posições que valorizam pessoas que questionam “por que fazer” antes do modelo automático do “como fazer”, e as empresas que já entenderam a importância dessas pessoas crescem de forma sutentável e retribuem a elas - e a sociedade - parte dos benefícios obtidos. Estão focadas na eficiência.

O modelo de negócio se modifica, então, do foco excessivo do “como fazer melhor” para o “por que fazer” e “como fazer diferente”, valorizando os profissionais pelo Intra-empreendedorismo, Colaboração e, principalmente, Criatividade (representa a emergência de algo único e original - Anderson, 1965).

Portanto, o desafio mais importante que as empresas passam a enfrentar está muito além de superar a concorrência, mas em identificar o potencial criativo e os sonhos das pessoas, motivar constantemente e oferecer autonomia para experimentar, para que elas possam descobrir e desenvolver suas aptidões técnicas naturalmente.

Com isso, alguns empreendimentos e parte da sociedade começam a andar juntos em direção oposta ao senso comum.

E você, em que direção está andando?


Referências:
O dia a dia.
The Brand Gap, A Estratégia do Oceano Azul, O Artífice.
Blog: www.sitiosolidao.blogspot.com

qtgdap84nz

12 comentários:

  1. Oi Leandro, adorei o primeiro post!
    A pergunta final fechou com chave de ouro, acho que é uma reflexao que deve estar presente no nosso dia-a-dia... até pq atualmente é muito mais facil simplesmente "seguir o fluxo" do que ter sua propria direçao.
    Sugiro uma outra pergunta para completar a sua, que seria: "Quao perto voce esta hoje de tudo o que sempre sonhou?"
    Isso pode ajudar a identificar se estamos na direçao certa ou nao...
    Bjsss
    :-)
    (e desculpa pela falta de alguns acentos... hehehe)

    ResponderExcluir
  2. Como disse meu amigo e poeta Leo : A felicidade é uma fotografia. Voce tem q ester onde é feliz, o trabalho faz parte do nosso dia de forma muito presente, ele complementa quem somos. Entao a cultura da empresa onde trabalhamos deve reflertir nossos ideias. É dificil refletir as vezes na guerra do cotidiano, mas temos q nos respeitar e tirar um tempo para nos repensar constantemente. Continue escrevendo, gosto dos seus textos

    ResponderExcluir
  3. Excelente análise!
    É importante fomentarmos esta mentalidade para que se possa incentivar a aceleração da prática dentro do nosso mercado.

    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  4. Belo post,
    saúdo os primeiros dias de blog com uma reflexão Machadiana, certamente matéria prima para o conteúdo que surgirá nesse espaço.

    O espelho - Esboço de uma nova teoria da alma humana.

    http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/espelho.html

    abs
    Guilherme

    ResponderExcluir
  5. Sua pergunta me remeteu a um texto que me foi esfregado na cara há um tempo atrás. Apesar do contexto ser específico para desenvolvimento de software, nada impede que seja aplicado ao contexto geral do mercado de serviços. Muito bom.
    http://www.theregister.co.uk/2007/06/25/thoughtworks_req_manage/

    ResponderExcluir
  6. Meu amor,
    Parabéns pelo primeiro post!
    Acho que o texto me remete àquela pergunta:"Se você tivesse oportunidade,seria o que é hoje?" É bom pra refletir se estamos na direção certa!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, pelo blog, Lê
    Reflexões são sempre bem-vindas e, com a troca que vc terá com os leitores, "postá-las" será viciante. Um grande beijo, Fê

    ResponderExcluir
  8. Pessoal,

    Bacana o feedback de vocês. Os comentários e referências que enviaram foram ótimas!

    Até o próximo post,

    Leandro

    ResponderExcluir
  9. Bom texto!
    Independente da posição em que estamos no momento, é importante ter consciência do que estamos apoiando para poder lutar pelo que sonhamos. Realmente é mais fácil seguir o fluxo, mas com essa mesma facilidade nós somos substituídos. Então, com sabedoria, vale a pena tentar!

    Seu blog me faz lembrar as conversas em grupo que tínhamos nos almoços durante a semana. Será uma bela oportunidade para continuar conhecendo e comentando sua ideias.
    Parabéns pelo blog!

    Carlos Fernando.

    ResponderExcluir
  10. Ótima iniciativa Leandro, largamente comentada nos almoços que o xará aí de cima comentou. Parabéns! Não esperava menos de você... muito bom início pro Blog. Keep moonwalking!

    ResponderExcluir
  11. Grande Lê, exclente post.
    Sou servidor público, e minha bússola, até por determinação constitucional, deve estar apontada no caminho da eficiência, e eu nunca vi um artigo tão suscinto que explicitasse tão bem esse tema. Oxalá todos os gestores públicos tivessem opurtunidade d ler textos como esse seu.
    Parafraseando Chico, Chico Anysio: queria ter um primo assim.

    ResponderExcluir
  12. Meu querido primo, é um prazer saber que você esteve por aqui.

    Seu comentário é muito pertinente e acredito que o desejo de construir algo inovador possa, sim, mudar nosso país!

    Grande abraço, Lê

    ResponderExcluir