domingo, 13 de setembro de 2009

Woodstock: um exemplo de mobilização social

Em Agosto de 1969, mais de trezentas mil pessoas se engajaram em um evento jamais visto anteriormente, o Woodstock. Era o auge da contracultura americana com seu maior expoente representado no movimento Hippie. Os Hippies buscavam um estilo de vida alternativo e contestavam de forma pacífica o comportamento da sociedade padrão americada.

Com o grande engamento dos jovens no Woodstock, a mídia de massa deu ouvidos ao movimento da contracultura e o mundo conheceu uma forma de pensar e agir diferente do padrão médio americano.

Nos anos sessenta, havia diversos motivos para a mobilização de tantos jovens de uma só vez: a luta pela maior liberdade das mulheres, a oposição ao envio de tropas americanas à guerra do Vietnã, etc. Somado a isto, artistas que compartilhavam o mesmo pensamento estavam reunidos em três dias consecutivos de shows gratuitos. (Inicialmente foram vendidos ingressos, mas o Woodstock terminou sendo de graça).

Nota-se alguns elementos fundamentais nesse contexto histórico para a mobilização social, especialmente a situação social insatisfatória e shows gratuitos com ícones de uma geração.

Quarenta anos depois, de volta ao Brasil, com tantos "especialistas" falando sobre engajamento e redes sociais, é preciso pensar sobre os elementos sociais básicos para uma verdadeira mobilização, e se as tão faladas mídias sociais não são apenas ferramentas que permitem refletir, de forma tímida, um comportamento já existente da sociedade.


Além disso, é necessário considerar: Qual o papel da gratuidade em um engajamento autêntico?


Acredito que o equilíbrio entre os desejos intrínsecos da sociedade, uma situação pontual que possa unir as pessoas e uma grande causa social seja a chave para uma autêntica mobilização, seja feita por hippies, geeks ou caras pintadas.

Obs: Imagine se na época já houvesse os conceitos do Marketing de Guerrilha e das Redes Sociais, qual o rótulo que os idealizadores do Woodstock (John Roberts, Joel Rosenman, Artie Kornfeld e Michael Lang) teriam?